Wamberto Ulysses propõe criação de programa de apoio à saúde mental de viúvos e viúvas em João Pessoa

Cidades Paraíba Politica

O vereador Wamberto Ulysses (Republicanos) apresentou, nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de João Pessoa, mais uma importante iniciativa voltada à promoção da saúde mental e ao fortalecimento da rede de proteção social no município. Trata-se do Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental de Viúvos e Viúvas – “Viver de Novo”, que tem como objetivo oferecer acompanhamento psicológico, social e jurídico a pessoas que tenham perdido o cônjuge , companheiro ou companheira.

O programa propõe ações integradas de acolhimento psicológico individual e em grupo, com atendimentos semanais voltados à prevenção da depressão, do isolamento social e do suicídio. Além disso, prevê orientação jurídica especializada sobre direitos previdenciários, pensões e demais benefícios legais; acompanhamento social e encaminhamento para serviços públicos e benefícios assistenciais; bem como o incentivo à reconstrução de vínculos familiares e comunitários.

Pela proposta, as atividades do “Viver de Novo” serão executadas por equipe multidisciplinar, composta, preferencialmente, por psicólogo, assistente social, advogado ou orientador jurídico, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais.

Na justificativa do projeto, Wamberto Ulysses destacou que a perda de um companheiro ou companheira é uma das experiências mais dolorosas da vida humana, frequentemente acompanhada por sofrimento emocional intenso, isolamento social e alto risco de depressão e ideação suicida. “Em muitos casos, as consequências do luto comprometem o equilíbrio familiar, a saúde mental e até a subsistência econômica dos indivíduos afetados”, afirmou o parlamentar ao acrescentar:

“O atendimento psicológico prioritário e gratuito, realizado por equipe multidisciplinar vinculada à rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), é medida de grande relevância social e preventiva, pois contribui diretamente para a redução de quadros depressivos e para o fortalecimento emocional das pessoas enlutadas.”

Wamberto ressaltou ainda que a criação do programa “Viver de Novo” representa uma ação concreta de cuidado, prevenção e cidadania, ao oferecer suporte emocional e jurídico a um grupo que, embora numeroso, ainda é pouco contemplado pelas políticas públicas. “Trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso do Município de João Pessoa com a saúde mental, a solidariedade e a proteção social — valores fundamentais para a construção de uma cidade mais humana, empática e inclusiva”, concluiu.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *