O vereador de João Pessoa, Raoni Mendes (DC), defendeu a proibição da utilização de caixas de som portáteis nas praias da cidade. O parlamentar reclamou que o excesso de ruído produzido pelos equipamentos vem gerando descontentamento entre parte dos banhistas e que se o poder público não se posicionar, pode acabar ocorrendo “uma tragédia”.
“Quando a sociedade não tem o bom senso de respeitar o outro chegamos ao ponto de precisar de uma lei proibitiva. Tenho recebido reclamações de que está insuportável frequentar as praias devido ao som em volume alto”, disse o vereador.
De acordo com Raoni Mendes, o direito coletivo precisa se sobrepor ao direito individual. “É uma confusão na sonoridade e quando você vai pedir para abaixar o som, a pessoa reage com agressividade e podem acontecer tragédias. Não estou falando de gosto musical e sim de bom senso”, detalhou.
Raoni Mendes se pronunciou sobre o assunto na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão desta terça-feira (30).
Ele explicou que não está sendo contra a alegria, música e descontração e sim defendendo a pluralidade de experiências. Ele disse que quem quiser ouvir sua música pode fazê-lo com seus fones de ouvidos, em casa, no carro, nas festas ou em espaços adequados.
“Mas, a praia, esse bem coletivo, precisa ser protegido para que todos tenham a oportunidade de vivenciá-la de forma saudável e respeitosa”, sugeriu o parlamentar, salientando que diversas cidades turísticas do Brasil e do mundo já adotaram essa medida, a exemplo de Florianópolis e do Rio de Janeiro.
Raoni Barreto
Raoni Barreto Mendes é um político brasileiro filiado ao União Brasil. Foi deputado estadual pelo estado da Paraíba, entre 2017–2018. Graduado em Turismo pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba. Fez pós-graduação em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Estadual da Paraíba.