No próximo domingo (03), os eleitores de Massaranduba deverão ir às urnas para eleger um novo prefeito em uma eleição suplementar. De acordo com as informações mais de 11,4 mil eleitores estão habilitados para votar, e a disputa se dá entre Francisco Pedro de Lima (Chicão), representando o PSD, e João Costa, candidato do União Brasil. Ambos os candidatos formam chapas puro sangue, tendo Claudemir como candidato a vice de Chicão e Carlos Agra como companheiro de chapa de João Costa.
Os registros de ambas as candidaturas já foram deferidos, embora o de João Costa aguarde julgamento de recurso. A eleição suplementar acontece sete meses antes do pleito oficial, previsto para outubro deste ano, quando novamente os eleitores aptos serão convocados para eleger prefeito, vice e vereadores.
Por conta da eleição suplementar, desde ontem (27) até 48 horas após a eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de flagrante delito, em decorrência de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo conduto.
O pleito ocorre devido à cassação do prefeito Paulo Fracinette e do vice Tiago Itamar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) em setembro do ano passado. Ambos foram condenados por captação ilícita de votos durante as eleições de 2020, após prometerem pagamento em dinheiro em troca de votos.