Pré-candidatos à PMJP falam de suas estratégias visando o fortalecimento dos seus nomes nas eleições de 2024

Politica

A menos de um ano das eleições municipais de 2024, muitos cenários de pré-candidaturas postas hoje a prefeitura de João Pessoa, podem de fato não se confirmarem com a proximidade das convenções. Mas a preço de hoje, tanto integrantes do PP, PSDB, PL, União Brasil e lideranças que ainda não definiram seus partidos, tentam fortalecer seus nomes. O portal procurou algumas lideranças sobre como estão os desenrolares das suas pré-candidaturas à PMJP.

A começar pelo atual prefeito e natural candidato a reeleição Cícero Lucena (PP), que recentemente teve sua esposa Lauremilia Lucena, citada como nova presidente estadual do PDT na Paraíba. Cícero deve disputar a reeleição e busca a maior quantidade possível de legendas para sua base. Recentemente conseguiu o apoio do Republicanos e tem assegurado o apoio do PSB, que tem atualmente a vice-prefeitura com Leo Bezerra.

Segundo o governador João Azevêdo (PSB) a chapa de 2020 será reeditada nas eleições de 2024. “O PSB não vai lançar, não terá candidato a prefeito em João Pessoa, já disse repetidas vezes. Eu até quero que a chapa se repita, Cícero Lucena e Leo Bezerra. Não existe essa questão de distanciamento. Existe a liberdade que o PSB dá a cada parlamentar de emitir sua opinião. Não existe censura no PSB. Quando o partido for para disputa no próximo ano, terá uma posição única e coesa”, assegurou João.

Já no cenário da oposição, em comunicado à imprensa o senador Efraim Filho (União Brasil) afirmou que após o conflito que se estabeleceu dentro do Partido Liberal na Paraíba, diversas conversas já foram feitas com os integrantes do partido. Entre eles, Nilvan Ferreira. “Essa conversa vem acontecendo com Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro, Pedro Cunha Lima e Bruno Cunha Lima. Conversávamos após a confusão com o PL, o União tem tempo e paciência para analisar e tomar as melhores decisões”, afirmou Efraim.

Nilvan que já disputou sem sucesso as eleições para prefeito da capital e governador, respectivamente em 2020 e 2022, disse que mesmo sem estar no PL, vai buscar outra sigla para entrar no páreo. “Eu acho que não tem mais clima para a gente continuar no PL, não tem como sermos moeda de troca para Wellington Roberto. Eu, Cabo Gilberto e Wallber Virgolino não temos mais clima para continuar. Basta ver o que o filho de Wellington Roberto, o Caio Roberto, fez na semana passada. A gente vai continuar dialogando com Efraim, ontem mesmo trocamos mensagem, estamos conversando”, disse Nilvan.

No PL, já é certo o nome do ex-ministro Marcelo Queiroga para disputar a Prefeitura de João Pessoa ano que vem. Marcelo já tem, inclusive, nome da vice para compor a chapa majoritária. O nome da vereadora da cidade de Conde, Munique Marinho (PL), esteve em Brasília ontem para sacramentar com o presidente nacional do Partido Liberal, Waldemar da Costa Neto, sua mudança de domicílio eleitoral para João Pessoa e ser candidata a vice, na chapa de Marcelo Queiroga. O que existe é uma insatisfação de alguns integrantes do partido que têm interesse de ser o candidato do presidente Bolsonaro. Mas, ele mesmo já manifestou a intenção de ser Queiroga. Então, isso é prego batido e ponta virada”, disse o deputado estadual Caio Roberto, filho do presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto.

PSC junto com o PSDB, também se mobilizam em prol da pré-candidatura do deputado federal Ruy Carneiro (PSC). Nos bastidores, Ruy não descartou o nome do ex-deputado federal e ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSDB) para compor sua chapa como vice-prefeito. ““Estamos aqui em respeito a uma parcela muito significativa da população. Mais do que nomes de candidato a prefeito, o importante é estabelecer um rumo para a nossa capital. É apontar o caminho para fazer essa cidade tão linda e tão maravilhosa prosperar e sair desse tempo de marasmo, apatia e dessa gestão municipal que não tem uma obra nem um projeto relevante para mostrar”, disse Pedro.

Já o MDB, presidido no estado pelo vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e no município pelo vereador Mikika Leitão é uma legenda disputada por vários pré-candidatos tendo em vista, seu capital eleitoral, tempo de guia, além de ter um forte fundo eleitoral.

Por fim o PT, do atual presidente Lula e que teve recentemente uma nova direção municipal eleita na capital, sob a presidência do advogado, Marcos Túlio Campos, já informou que a legenda vai trabalhar pela unidade partidária e que deve ter candidatura própria, em 2024. Sobre os nomes, os mais citados são dos deputados estaduais: Cida Ramos e Luciano Cartaxo. A previsão é que a chapa eleitoral completa seja divulgada no início de 2024.

Com pbagora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *