Pressionado, Joe Biden desiste de disputar a reeleição nos Estados Unidos

Mundo Politica

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição. Em um comunicado no X (antigo Twitter), Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025. Pouco tempo depois do comunicado. ele anunciou apoio a vice-presidente Kamala Harris a ser indicada pelo seu partido.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumpri r meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.

A desistência ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump. À época, a capacidade cognitiva do presidente foi colocada em dúvida.

Ainda durante a semana Biden disse que falará sobre sua decisão. Por enquanto, ele disse que quer agradecer a todos aqueles que trabalharam para vê-lo reeleito.

“Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E deixe-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositou em mim”, diz trecho do documento.

Veja comunicado na íntegra em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *