Projeto de Lei do deputado Michel Henrique Institui o Código de Defesa do Empreendedor na Paraíba

Paraíba Politica

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, um projeto do deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação do “Código de Defesa do Empreendedor”. A proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora deverá ser votado em breve no plenário da Casa de Epitácio Pessoa.

De acordo com o autor do projeto, o Código de Defesa do Empreendedor tem como objetivo estabelecer normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício da atividade econômica em todo o Estado da Paraíba.

“A proposta visa simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios, promovendo a agilidade na abertura e extinção de empresas e garantindo direitos e deveres tanto para os empreendedores quanto para a administração pública”, disse Michel.

Principais Pontos do Projeto:

Definições:

O projeto define o empreendedor como toda pessoa, natural ou jurídica, que produz, emprega e gera renda, exercendo atividade lícita para o desenvolvimento econômico, seja na zona rural ou urbana. Além disso, estabelece categorias como ato público de liberação da atividade econômica, baixo risco e alto risco.

Princípios:

O Código estabelece princípios que norteiam a legislação, destacando a livre iniciativa nas atividades econômicas, a presunção de boa-fé do empreendedor perante o Poder Público e a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício das atividades econômicas.

Deveres do Estado:

Entre os deveres da Administração Pública Estadual para garantia da livre iniciativa, destacam-se a facilitação da abertura e extinção de empresas, a disponibilização de informações claras e acessíveis sobre procedimentos, a simplificação do sistema tributário e a concessão de tratamento isonômico aos empreendedores.

Direitos do Empreendedor:

O projeto assegura direitos aos empreendedores, como a presunção de boa-fé nos atos praticados, o desenvolvimento da atividade econômica de baixo risco sem a necessidade de atos públicos de liberação, e a garantia de não ser exigida certidão ou documentação sem previsão expressa em lei.

Ambiente Regulatório Experimental:

Uma das inovações do projeto é a criação do ambiente regulatório experimental, onde órgãos da administração pública poderão afastar a incidência de normas pré-definidas para permitir a experimentação de modelos de negócios inovadores.

Análise de Impacto Regulatório:

O projeto estabelece a obrigatoriedade de análise de impacto regulatório para propostas de edição e alteração de atos normativos, visando verificar a razoabilidade do impacto econômico.

Programa “Paraíba sem Burocracia”:

O Poder Executivo fica autorizado a instituir o programa “Paraíba sem Burocracia”, que visa identificar normas e medidas passíveis de alteração ou revogação para melhorar o ambiente de negócios.

Uso de Ferramenta Tecnológica:

O projeto propõe a substituição de alvarás e autorizações por uma ferramenta tecnológica, como um QR-CODE, que ficará exposto em local público e de fácil visualização.

Colaboração e Audiências Públicas:

Prevê a colaboração entre órgãos do Poder Executivo, audiências públicas para a edição de atos normativos, e a revisão periódica da eficiência e do impacto das medidas regulatórias.

Vigência:

O Código de Defesa do Empreendedor entrará em vigor 90 dias após a data de sua publicação.

O projeto representa uma iniciativa para modernizar o ambiente de negócios na Paraíba, buscando conciliar a proteção ao empreendedorismo com a necessidade de regulação estatal. A proposta ainda será debatida e votada pelos parlamentares paraibanos.

Por Blog do Ninja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *