A Secretaria de Saúde de Guarabira (PB) efetivou junto ao Ministério da Saúde o atendimento médico na UBS do Mutirão. A solução, fruto do empenho da equipe liderada pela secretaria Harlanne Herculano, foi comemorada pela equipe da unidade básica e pela população.
“A UBS do Mutirão vem recebendo investimentos importantes da nossa gestão e, a presença efetiva do médico, auxiliado por uma equipe multiprofissional, fará toda a diferença”, pontuou Harlanne.
Para o prefeito Marcus Diogo a solução chega num momento importante pois se soma as inúmeras melhorias que vem acontecendo na comunidade. “Toda a comunidade do Mutirão tem visto o quanto investimos nos equipamentos coletivos em todas as áreas”, esclareceu Diogo.
Incentivos aos profissionais
A retomada do Mais Médicos traz estratégias de incentivos aos profissionais e oportunidades de qualificação durante a atuação no programa. O médico que participa do programa poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas.
Para apoiar a continuidade das médicas mulheres, também será feita uma compensação para atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS. Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença com manutenção de 20 dias.
O Mais Médicos também quer atrair os profissionais formados com apoio do Governo Federal. Os beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que participarem do programa poderão receber incentivos de R$ 238 mil a R$ 475 mil, dependendo da vulnerabilidade do município e a permanência no programa por 48 meses.
Assim, o profissional poderá ter auxílio para o pagamento de até 80% do financiamento.
CODECOM