O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou o desenho da reforma ministerial: segundo auxiliares palacianos, ele irá oferecer o Ministério do Esporte para o deputado André Fufuca (PP-MA) e a pasta de Portos e Aeroportos para o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Lula bateu o martelo após ter reuniões ao longo do dia com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).
A expectativa dos auxiliares próximos de Lula é definir, finalmente, a reforma ministerial no máximo até quarta-feira (6). Na quinta, Lula embarca para Nova Delhi, na Índia, para participar da cúpula do G20, organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia.
O presidente quer se reunir nas próximas horas com a atual ministra do Esporte, Ana Moser, para comunicar a saída dela. Também vai se reunir com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para falar sobre o destino de Márcio França, que ocupa a pasta de Portos e Aeroportos. Depois de conversar com o vice, Lula deve se reunir com o próprio Márcio França.